Futuro do presente simples

De forma objetiva, o futuro do presente do indicativo indica basicamente uma ação posterior ao momento da fala, ou em outras palavras, um ato futuro em relação ao presente. Hoje, iremos falar sobre o modo simples e todas as suas possibilidades de aplicação.

Conjugação dos verbos regulares no futuro do presente simples.

A seguir, daremos alguns exemplos práticos de como se dá a conjugação de verbos regulares no futuro do presente simples.

Na 1ª pessoa do singular (eu), verbos regulares sempre terminarão em “-rei”.
Veja no exemplo:
- Eu te amarei para sempre.

Já na 2ª pessoa do singular (tu), os verbos regulares irão terminar sempre em “-rás”.
Observe o exemplo:
- Tu nunca saberás da verdade.

Para colocar verbos regulares na 3ª pessoa do singular (ele, ela, você), basta retirar o "s" e fazer com que terminem em “-rá”.
Entenda no exemplo:
- Ele acha que viverá para sempre.

Ao irmos para o plural, podemos observar que verbos regulares na 1ª pessoa (nós) possuem terminação em "-remos”, como é possível ver no exemplo abaixo:
- Nós nunca acreditaremos nessa história!

Já na 2ª pessoa do plural (vós), verbos regulares no futuro do presente simples irão terminar em “-reis”.
Acompanhe o exemplo:
- Vós celebrareis muito o que tenho a dizer.

Por fim, concluímos com a 3ª pessoa do plural (eles, elas, vocês), que exigirá dos verbos regulares a terminação em "-rão” para toda a vez em que estiverem no futuro do presente simples, como você pode conferir no exemplo abaixo:
- Eles passarão na prova.

Como usar o futuro do presente simples no dia a dia

Pela regra, o tempo verbal do futuro do presente simples costuma sempre indicar uma ação certa ou provável posterior ao momento da fala, como na frase: “Você será grande um dia.” No entanto, há alguns empregos especiais que esse tempo verbal pode assumir.
Um deles é que o futuro do presente simples pode exprimir, em alguns, casos, ideia de dúvida como na frase: “Não sei o que será de mim.
Outro emprego especial a ser citado é que o futuro do presente simples também pode ser usado com valor de imperativo, como é possível observar na frase: “Não levantarás falso testemunho.

Últimas traduções

que bom, , , , , , , , , ,

o alfabeto de sinonimos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z