Presente do indicativo

Os tempos verbais servem para situar determinado acontecimento em um dado período temporal. O presente do indicativo, por sua vez, é empregado para que ações que ocorram no momento da fala sejam expressas.
A função do presente do indicativo é a de situar o presente momento, o que possibilita indicar ações rotineiras, verdades absolutas ou até mesmo características de determinados indivíduos, lugares, coisas, etc.
Uma outra forma de se empregar este tempo verbal pode ocorrer quando há a necessidade de se falar ou escrever a respeito de ações que ocorreram em um futuro próximo.

Confira alguns exemplos do seu emprego:
- Eu estou bastante feliz com meu trabalho. (estar)
- Elas aprendem diariamente sobre culinária. (aprender)
- Nós dividimos o lanche. (dividir)

Conjugação para o presente do indicativo:
Na Língua Portuguesa, assim como ocorre em outros vários idiomas, os verbos podem também ser classificados em regulares e irregulares. Essa diferenciação ocorre justamente pela maneira como estes podem ser conjugados, uma vez que no primeiro caso torna-se mais padronizada a flexão em cada um dos tempos.

A conjugação dos verbos regulares é fixa, de maneira que determinadas terminações compõem cada uma das pessoas a quem se refere. Vale destacar que as chamadas “pessoas” são divididas em singular (Eu, Tu, e Ele, Ela, Você) e plural (Nós, Vós e Eles, Elas, Vocês). Outro ponto a se observar é o fato dos verbos possuírem uma parte que não se modifica ao longo de todas as suas possíveis flexões.

Exemplo: Verbos (falar e estudar): Eles falam bem o idioma que estudam.

Observe que no exemplo acima a conjugação é feita expressando algo que caracteriza uma ação que ocorre no tempo presente. Verbos com terminações semelhantes e que sejam considerados regulares poderão ser flexionados da mesma maneira.

Conjugação dos verbos irregulares:
Como já é conhecido, os verbos classificados como irregulares não obedecem a uma mesma regra quando da sua conjugação. Dessa maneira, o conhecimento da língua torna-se fundamental para que se saiba de que maneiras estes verbos devem ser conjugados nas mais variadas situações do cotidiano.

Confira um exemplo envolvendo o verbo (ser):
- Eu sou uma profissional feliz e realizada.

Verifique que em comparação com as terminações estabelecidas para a conjugação dos verbos regulares, os irregulares não as seguem, adotando formas próprias quanto às suas flexões. De modo geral os irregulares são bastante empregados no cotidiano dos países falantes da Língua Portuguesa, o que torna o conhecimento sobre eles bastante acessível.

Últimas traduções

que bom, , , , , , , , , ,

o alfabeto de sinonimos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z