Subjuntivo presente

Quando se trata do modo presente do subjuntivo, este é comumente empregado para expressar algum tipo de dúvida ou desejo de que algo se concretize. As ações envolvendo este modo podem ser expressas tanto no tempo presente quanto em ocasiões em que fique claro se tratar de algo futuro.

Confira alguns exemplos:
- Espero que ele volte antes de anoitecer.
- Desejo que elas leiam tudo.
- Tomara que eu parta antes do final da festa.
É importante salientar que todas as aplicações do presente do subjuntivo sinalizam hipóteses, suposições, ou seja, a possibilidade de que algo venha a acontecer.

Saiba como ocorre a conjugação deste modo verbal.

Verbos regulares:
Em se tratando dos verbos que podem ser conjugados seguindo-se um padrão de terminações, ou seja, os chamados verbos regulares, estes variam de acordo com a conjugação a que pertencem.
Exemplos com verbos regulares:
- Que eu ame todos os que vierem a mim. (amar)
- Que tu vivas eternamente. (viver)
- Que nós desistamos de convencer as pessoas. (desistir)

Verbos irregulares:
Quando o verbo não pode ser conjugado obedecendo-se determinado conjunto de regras, este é chamado de “irregular”. Dessa maneira, assim como ocorre com outros modos verbais, este tipo de verbo apresenta maneiras próprias para ser conjugado.

Exemplos com verbos irregulares:
- Que nós sejamos felizes. (ser)
- Espero que você esteja sempre em paz. (estar)
- Que eu diga somente o que for necessário. (dizer)

Este modo verbal é bastante empregado em conversações cotidianas, sejam elas faladas ou escritas. De qualquer forma, é importante conhece-lo e emprega-lo adequadamente a fim de que se atenda o que está estabelecido em conteúdos relativos à norma culta da língua.

Formação do presente do subjuntivo:
Existem condições próprias para que este modo verbal seja de fato aplicado, consistindo em duas regras consideradas obrigatórias para que se forme.

- a presença de duas orações, sendo que uma delas atua de modo principal e a outra consiste na chamada subordinada, que atua de maneira dependente em relação à primeira. O verbo que será conjugado no presente do subjuntivo estará sempre na oração subordinada.
- a existência de um verbo principal que esteja conjugado em um dos seguintes tempos verbais: presente simples, presente composto ou futuro.
- o uso de conectivos que servirão de apoio para que o tempo verbal se estabeleça. Dentre os principais conectivos estão a palavra “Que”, costumeiramente empregada isoladamente, embora seja possível associá-la a outras palavras, como “Tomara”, por exemplo. Além disso, é possível a utilização de outras palavras que expressem dúvida, como “Talvez”.

Últimas traduções

, , , , , , clip de cabelo, , , ,

o alfabeto de sinonimos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z